Make your own free website on Tripod.com

GOADS

 

 

Farinha de Casca de Ovo

Receita de Farinha de Cascas de Ovos como Suplemento de Cálcio

O fornecimento de um suplemento de cálcio para galinhas em postura é uma prática que ajuda a prevenir problemas como ovos de casca mole e descalcificação excessiva do esqueleto das aves. O cálcio é um elemento muito utilizado pelas aves, não apenas na produção de ovos, mas na manutenção do esqueleto, bico, unhas, escamas dos pés e como poucos se lembram,  o cálcio é utilizado também para formar as penas.

Uma dieta a base de ração poedeira de qualidade deve suprir todas as necessidades das galinhas no que diz respeito ao cálcio, no entanto, se aparecerem ovos  com cascas moles em sua criação você precisa adicionar um fonte extra de cálcio. Em nossa criação utilizamos a farinha de cascas de ovos feita como explicado abaixo:

Ingrediente:

Cascas de ovos utilizados na cozinha, guardadas em saco plástico no congelador até juntar-se uma quantidade razoável.

Como fazer:

Quebre as cascas um pouco e lave-as em uma peneira sob água corrente. Coloque-as em uma panela, cobrindo-as com água e leve ao fogo alto. Deixe ferver por meia hora, retirando a espuma que se forma com uma escumadeira.

Escorra a água, e coloque no liquidificador, com água suficiente para bater. Bata no liquidificador por uns cinco minutos ou o tempo necessário para ficar o mais fino possível. Você vai notar que as cascas se depositam e os restos das membranas dos ovos ficam em suspensão, escorra a água de forma a eliminar o máximo dessa suspensão.

Agora, coe a mistura em um pano, apertando para retirar o máximo de água possível.

Coloque a massa em uma frigideira e leve ao fogo mexendo com uma colher de pau até secar. Você sabe que secou, quando os fragmentos de casca não grudam mais na colher ou na frigideira.

Obs.: Não deixe o liquidificador ligado durante os cinco minutos sem intervalos, pois isso pode queimar o motor. Ligue e desligue a intervalos de dois minutos mais ou menos. A farinha de cascas de ovos pode deixar, em algumas frigideiras,  uma fina poeira que é difícil de retirar, por isso, é preferível utilizar uma frigideira mais velha para a   tarefa.

Crianças não devem manusear eletrodomésticos ou lidar com fontes de calor sem o acompanhamento de um adulto responsável !