Make your own free website on Tripod.com

GOADS

 

 

Galinhas

 

Galinhas são para mim ?

Neste link quero apresentar alguns aspectos da criação de galinhas sem retoques. Quero mostrar ao leitor, um pouco do que não se deve esperar de uma galinha. Aliás, coisa inédita, pois, tudo o que li sobre galinhas até hoje tinha dois enfoques: os apaixonados e os vendedores. Os primeiros eram  pessoas envolvidas afetuosamente com suas galinhas que acabaram por deixar que esse sentimento permeasse suas opiniões sobre o que se poderia ou não esperar de uma galinha. Os últimos mascaravam todos os possíveis aspectos negativos apresentando o hobby como uma opção lucrativa nunca sujeita a problemas.

Aqui tentarei apresentar uma visão objetiva dos pontos que acho mais importante, sem fazer romance nem alimentar falsas expectativas para o futuro criador. No entanto, não se engane o leitor, achando que eu não gosto de galinhas, se esse fosse o caso, por que eu haveria feito um site quase exclusivamente dedicado à sua criação ? Quero apenas, que você tenha certeza de que galinhas são para você, antes que você adquira um problema para você e para as galinhas...

O primeiro aspecto a ser considerado é que, enquanto gatos e cachorros podem ser criados em apartamentos, galinhas certamente acabarão por trazer problemas se criadas nos reduzidos espaços urbanos. É possível que a mesma vizinhança que se mostra tolerante com os latidos noturnos de cães, demonstre abertamente a sua desaprovação pelo cacarejar matutino dos galos, ou mesmo pelo barulho que fazem as galinhas para anunciar que um novo ovo encontra-se no ninho. E esse barulho não deve ser subestimado!

Normalmente, os galos quando alcançam a maturidade começam a cantar, isso deve ocorrer entre o quinto e sétimo mês de vida. Se você gosta do som que eles fazem, vai se deliciar, por que eles também gostam muito do som de suas próprias vozes... quando ouvem a voz de outro galo então, ai os duetos, quartetos e corais vão longe em suas cantorias...

Os galos não são sensíveis a reprimendas durante os seus recitais, aliás, tentar puni-los pode estressá-los e fazê-los cantar mais ainda! Uma receita de como fazer um galo não cantar, pelo menos até um horário razoável,  é colocar o galo em um lugar completamente escuro durante a noite, pois ele normalmente só canta se houver alguma luz, mesmo que seja a luz da lua ou das estrelas.

Apesar do barulho que fazem, os galos não possuem cordas vocais. Isso dificulta qualquer tentativa de fazê-lo parar de cantar.  Entretanto, há uma operação que pode ser realizada por um veterinário, em que o veterinário faz dois cortes longitudinais na traquéia do galo e ele para de emitir o som de seu canto. Essa operação apresenta alguns problemas:

1- Não há como garantir que o animal sobreviva à cirurgia;

2- A operação pode ser absolutamente ineficaz e mesmo funcionando a princípio, não há garantias de que o galo não volte a cantar normalmente passado algum tempo.

Portanto, antes de sair e comprar as aves, assegure-se de que não estará adquirindo um problema de difícil solução. Nunca compre animais por impulso.  Tenha tudo preparado e planejado antes de adquirir suas aves.

Embora  as galinhas possam ser mantidas como animais de estimação, galinhas serão sempre galinhas e vão viver e morrer baseadas em um código genético de comportamento ao qual o futuro criador vair ter que se adaptar e também adaptar as condições a serem oferecidas para as aves.

É verdade que cachorros vão entender e respeitar algumas determinações do que é certo e errado, impostas pelos humanos com quem convivem, as galinhas, entretanto,  já trazem certos e errados programados em seus cérebros conforme ditado por milhares de anos de seleção natural e também séculos de seleção artificial.

A capacidade de aprendizado que observei em galinhas resume-se a descobrir se algo poderia ser comido ou não, se determinada espécie de animais era perigosa ou não e também, a capacidade de entender que pessoas podem ser a fonte de guloseimas como pedaços de bolacha, pães etc.

O resto que elas fazem eu considero instinto.

Recordo-me de ter lido em algum fórum na internet, a pergunta de uma pessoa que desejava saber se galinhas podiam ser treinadas para usar uma caixinha para suas necessidades, a exemplo do que fazem os gatos. A pessoa recebeu diversas respostas, mas com certeza a resposta é uma só: NÃO!

As galinhas são animais sociais, o que significa que elas procuram a companhia de outros de sua espécie. No entanto, uma galinha vive muito bem sozinha e aqui é plenamente válido o ditado "antes só do que mal acompanhada".

Enquanto grupo, as galinhas obedecem a uma hierarquia em que cada indivíduo é dominante ou dominado em relação a outro. Havendo normalmente, um galo adulto no topo da hierarquia e uma galinha ou galo no extremo inferior da hierarquia. Esse modo de vida das galinhas pode levar a alguns problemas como por exemplo: a morte do mais submisso por ser impedido pelas outras de alcançar a água ou a comida, ou ainda, devido ao canibalismo.

O problema do canibalismo pode começar por uma razão aparentemente sem importância, como temperaturas muito altas, stress, ou o ferimento acidental de um membro do grupo. As galinhas percebem o sangue no individuo ferido e podem bicá-lo até a morte, se ele não for separado.

Ainda, em virtude dessa hierarquia, a introdução ou retirada de aves pode se tornar um problema. Essa questão de adicionar novas aves ao grupo é abordada em maiores detalhes na parte referente ao manejo.

Se você criar suas galinhas soltas em uma grande área de terra, provavelmente nunca precisará  se preocupar com a limpeza dos dejetos, que ainda fertilizarão a terra e não terão cheiro ou aparência repulsivos. O quadro muda completamente, se você criar galinhas confinadas, pois nessa circunstância, é preciso fazer a limpeza e também providenciar ventilação adequada, pois as fezes de galinha podem impregnar o ambiente com amônia, o que pode vir a provocar doenças respiratórias e até a cegueira nas aves.

Se você acha que dispõe das condições necessárias e está de acordo com as regras impostas pelas galinhas para sua criação, então mãos a obra e vamos aos outros links do GOADS para começarmos ou aprimorarmos nossa criação!!!